quinta-feira, 17 de julho de 2014

Chamada: Grupo de Pesquisa em Geopolítica - Escola de Guerra Naval



"Prezados,

O Laboratório Simulações e Cenários (LSC), da Escola de Guerra Naval (EGN), está criando um grupo de pesquisa em geopolítica, portanto convida graduandos e mestrandos, particularmente dos cursos de Relações Internacionais, Ciência Política, Defesa e Gestão Estratégica Internacional, Gestão Estratégica, Estudos Estratégicos, e correlatos, para fazer parte deste.
Convite:  Os interessados podem enviar o currículo Lattes para o endereço de email: geo.corrente@yahoo.com.br.

Objetivo Geral: Discutir o sistema internacional através da lente teórica da geopolítica, procurando identificar os elementos agravantes, motivadores e contribuintes para a escalada de conflitos e crises em andamento, assim como as com potencial iminência de ocorrência em uma moldura temporal de curto prazo. Após a análise da situação em questão, os integrantes realizarão debates que auxiliarão na confecção de artigos sobre temas geopolíticos correntes.


Objetivo específico: Para auxílio do grupo, será criada uma página aberta ao público no site do LSC, denominada GEOPOLÍTICA CORRENTE. Esta área será destinada ao armazenamento dos artigos produzidos pelo grupo de pesquisa. 
Esta página do site contará ainda com elementos norteadores a respeito do tema de geopolítica geral, como links e comentários sobre as principais fontes internacionais sobre o tema .



Foco: Análise de contextos e cenários geopolíticos que sejam fontes de preocupação e cautela no cenário internacional, particularmente aqueles que possam resultar em conflitos armados, ou que os conflitos já estejam em curso. Utilização da geopolítica como ferramenta multidisciplinar para o melhor entendimento dos problemas correntes internacionais, sobretudo os que se relacionem aos temas de Defesa e Segurança.



Visão: Ser um site de referência no meio acadêmico para o entendimento de questões geopolíticas correntes, com produções relevantes sobre o tema. 
Contando ainda com um corpo acadêmico, assim como colaboradores competentes para a análise e compreensão das situações em foco.



Reuniões: Inicialmente as reuniões ocorrerão em caráter semanal. Nestas reuniões serão debatidos temas da geopolítica corrente, assim como decididos os artigos que serão publicados no site.
Observações importantes:
A carga horária será de 8 horas semanais (podendo ser cumpridas em 2 dias) para graduandos, e de 4 horas para os mestrandos. 

O processo seletivo será através de entrevista com o Comandante Claudio Corrêa, e  com os responsáveis pelo grupo de pesquisa.

O grupo de pesquisa não dispõe de bolsas no momento, mas os pesquisadores serão avaliados juntamente com os demais do LSC, quando forem disponibilizadas as bolsas."



Maiores informações, enviar email para geo.corrente@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário