quarta-feira, 14 de abril de 2010

Grade do Curso, Centro Acadêmico e Unidades Gestoras de DGEI

Site Oficial


http://www.dgei.ufrj.br/

Curículo Graduação de DGEI:

http://goo.gl/S6xuvk


Centro Acadêmico CADGEI
Unidades Gestoras de DGEI


O Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) coordena as atividades universitárias da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), do Instituto de Economia (IE), da Faculdade Nacional de Direito (FND), do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD) e do Instituto de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR). A FND, uma das três unidades que, em setembro de 1920, foram reunidas para criar a atual UFRJ, ocupa um prédio histórico no Centro da Cidade. O IPPUR e a COPPEAD ficam na Cidade Universitária. O IE e a FACC, no campus da Praia Vermelha, onde também funciona a Decania, a direção executiva do Centro.


O Núcleo de Estudos Internacionais (NEI), uma das unidades coordenadas pelo CCJE, teve suas atividades suspensas pela Portaria nº 3514 de 9 de setembro de 2010.As atividades administrativas e de administração acadêmica dos cursos de graduação até então sob a responsabilidade do NEI foram transferidas para o CCJE; as do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional, para o Instituto de Economia.







O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva teve sua constituição aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 14 de setembro de 2006, dezessete anos depois da criação do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, órgão suplementar do Centro de Ciências da Saúde.



A criação do NESC ocorreu em um contexto de intenso debate e mudanças nas práticas de reflexão e na organização do sistema de saúde brasileiro, o SUS. Constituiu-se como unidade de produção e difusão de conhecimentos na área de Saúde Coletiva, em processo de aceleradas transformações.



A transformação do NESC em IESC está, histórica e dialeticamente, inserida no desafio da sobrevivência deste modelo de saúde, construído para nosso país ao longo de décadas e nas transformações cada vez mais rápidas, no qual o setor complementar, privado, se amplia e sob exigências cada vez maiores da produção acadêmica, desejável, porém com sua autonomia confrontada.



O compromisso do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ é apresentar e discutir, de forma aprofundada e crítica, os principais paradigmas que constituem as teorias da saúde coletiva no Brasil e no mundo. Formando profissionais de saúde capazes de reconhecer e considerar a complexidade das questões com que lidam, além de subsidiar práticas mais eficazes voltadas à saúde no nível coletivo.



O IESC conta com diversas linhas e projetos de pesquisa fortemente vinculados à extensão e formação de recursos humanos para a rede pública de serviços de saúde caracterizaram seu percurso, marcado pela participação ativa nos grandes debates travados no campo, confirmando a sua vocação: ser uma unidade acadêmica em constante diálogo com o movimento sócio-sanitário, buscando contribuir para o enfrentamento dos crescentes desafios que se apresentam no cenário da Saúde Pública Brasileira.







O COPPEAD é o instituto de pós-graduação e pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A seriedade e a tradição da UFRJ, aliadas a um corpo docente qualificado, fazem desta escola de negócios uma referência acadêmica nacional e internacional. 



Maiores Informações:



5 comentários: