18/04/2012 | HBR Brasil
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Planejar as ações futuras de uma empresa e conduzí-la ao crescimento no longo prazo exige decisões cada vez mais complexas e desafiadoras para excutivos e líderes empresariais. Grande parte dessa dificuldade decorre da necessidade de lidar com o futuro, especialmente pela impossibilidade de prevê-lo. Investigar como será o futuro nas suas diversas dimensões, reconhecr o novo, provocar a mudança, reagir ao inesperado não são tarefas triviais.
As mudanças no ambiente são portadoras de múltiplas incertezas e as empresas devem estar preparadas para enfrentar rupturas e lidar com eventos não previstos.O método de cenários é, atualmente, o mais completo e rico processo de exploração e antecipação de futuros. Baseia-se na constatação de que o futuro é múltiplo e indeterminado e não resulta de um mero prolongamento de tendências passadas.
Cenários são jogos de hipóteses sobre o futuro. Descrevem a situação de origem e os acontecimentos que conduzem a cada situação futura, com coerência e encadeamento entre os fatos previstos. Sua função, portanto, não é a de predizer o futuro. No máximo, um bom conjunto de cenários consegue desenhar uma gama de futuros plausíveis ao organizar, sistematizar, delimitar as incertezase antecipar futuros alternativos. E isso já é muito.
Os cenários ajudam empresas a se tornar mais adaptáveis e felxíveis ao expandir os modelos mentais dos seus decisores, ampliando, com isso, sua capacidade de percepção para reconhecer eventos inesperados e avaliar riscos. Além disso, contribui para melhorar a qualidade das decisões e dos projetos empresariais, que se tornam mais robustos quando conforntados com futuros distintos.
Uma das principais finalidades do método de cenários é iluminar as escolhas que comprometem o futuro das empresas, em outras palavras: a formulação de estratégia. O planejamento sob cenários diferencia-se da abordagem tradicional de planejamento estratégico por introduzir a incerteza nas decisões estratégicas, como mostra a Figura 1:
As mudanças no ambiente são portadoras de múltiplas incertezas e as empresas devem estar preparadas para enfrentar rupturas e lidar com eventos não previstos.O método de cenários é, atualmente, o mais completo e rico processo de exploração e antecipação de futuros. Baseia-se na constatação de que o futuro é múltiplo e indeterminado e não resulta de um mero prolongamento de tendências passadas.
Cenários são jogos de hipóteses sobre o futuro. Descrevem a situação de origem e os acontecimentos que conduzem a cada situação futura, com coerência e encadeamento entre os fatos previstos. Sua função, portanto, não é a de predizer o futuro. No máximo, um bom conjunto de cenários consegue desenhar uma gama de futuros plausíveis ao organizar, sistematizar, delimitar as incertezase antecipar futuros alternativos. E isso já é muito.
Os cenários ajudam empresas a se tornar mais adaptáveis e felxíveis ao expandir os modelos mentais dos seus decisores, ampliando, com isso, sua capacidade de percepção para reconhecer eventos inesperados e avaliar riscos. Além disso, contribui para melhorar a qualidade das decisões e dos projetos empresariais, que se tornam mais robustos quando conforntados com futuros distintos.
Uma das principais finalidades do método de cenários é iluminar as escolhas que comprometem o futuro das empresas, em outras palavras: a formulação de estratégia. O planejamento sob cenários diferencia-se da abordagem tradicional de planejamento estratégico por introduzir a incerteza nas decisões estratégicas, como mostra a Figura 1:
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Embora os executivos reconheçam que o futuro é incerto, a maioria tem dificuldade para decidir, tendo em conta toda a diversidade de futuros possíveis. Acabam, assim, por traçar suas estratégias com base em uma configuração de futuro considerada mais provável ou mais favorável, ignorando as outras possibilidades.
O planejamento a partir de cenários, por sua vez, oferece critérios mais robustos para a tomada de decisões, na medida em que explica os riscos envolvidos em cada estratégia e permite a compreensão, não só dos requisitos para o seus sucesso - em termos de recursos, competências e relacionamentos, dentre outros -, mas também do alcance e do impacto dos resultados previstos, como mostra a Figura 2:
O planejamento a partir de cenários, por sua vez, oferece critérios mais robustos para a tomada de decisões, na medida em que explica os riscos envolvidos em cada estratégia e permite a compreensão, não só dos requisitos para o seus sucesso - em termos de recursos, competências e relacionamentos, dentre outros -, mas também do alcance e do impacto dos resultados previstos, como mostra a Figura 2:
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Em um mundo cada vez mais incerto e volátil, antecipar mudanças e estar preparado para protagonizar gandes transformações ou , ao menos, reagir tempestivamente a elas, são fontes importantes de criação de vantagens competitivas. O método de cenários dota organizações e seus executivos de uma abordagem sistemática e organziada para formular, monitorar e avaliar as estratégias em ambientes de incertezas. É , portanto, uma poderosa ferramenta para exlorar o futuro e inspirar idéias e estratégias que "fazem a diferença" por um longo tempo.
Fonte: Macroplan
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