sexta-feira, 27 de abril de 2012

Força Nacional renova quatro operações



Brasília, 19/03/2012 (MJ) - Quatro portarias publicadas hoje no Diário Oficial da União renovam a presença da Força Nacional de Segurança Pública em diversos pontos do país. A primeira visa a apoiar as ações do Departamento de Polícia Federal nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Santa Catarina. Essa renovação reafirma a continuidade da Operação Sentinela, que integra o Plano Estratégico de Fronteiras.

A iniciativa lançada em junho de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff tem o objetivo de coibir o tráfico de drogas e de armas, a entrada de produtos ilícitos, a saída irregular de riquezas e crimes conexos, além de prestar apoio em ações imediatas nos casos em que forem detectadas práticas criminosas nessas regiões.

A segunda prorroga a atuação da FNSP no Mato Grosso do Sul, especificamente para ações em Ponta Porã. A Força permanecerá por mais 180 dias, a pedido do governo do estado, para apoiar às atividades da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e do Departamento de Operações de Fronteira, com foco em ações na divisa com o Paraguai.
Para o Pará, outra portaria prorroga a presença da FSNP por 120 dias para o auxílio da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal. 

O objetivo é combater a intrusão dos não-índios da Terra Indígena Apyterewa, localizada no Município de São Félix do Xingu (PA), preservando a incolumidade física e o patrimônio da população.

No Rio Grande do Norte, a Força atua com Policiais Civis a pedido do estado para preservar a ordem pública e o patrimônio com ações de Polícia Judiciária, em apoio à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. O objetivo é contribuir nas investigações policiais em curso e pendentes, sob o apoio logístico e supervisão da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. O prazo foi prorrogado por 90 dias.

Fonte: DLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário