domingo, 13 de junho de 2010

O curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional












O curso de graduação Bacharelado em Defesa e Gestão Estratégica Internacional (DGEI) teve
início no Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ de 2010, com oferecimento de 60
vagas, por semestre. É o primeiro e único curso de graduação sobre Estudos Estratégicos no Brasil
destinado a formar especialistas civis na área de Defesa.

O curso de DGEI (processo 23079.021220/09-07) foi proposto por Unidades do Centro de
Ciências Jurídicas e Econômicas - CCJE (Núcleo de Estudos Internacionais – NEI e Instituto de PósGraduação e Pesquisa em Administração - COPPEAD) e pelo Centro de Ciências da Saúde – CCS (Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC).

Desde a primeira turma, 1º semestre de 2010, as aulas vêm sendo ministradas em auditórios e
salas de aula na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, inicialmente no IESC e atualmente no prédio da Faculdade de Letras.

A estrutura curricular atual do curso de DGEI prevê a integralização curricular em 8 períodos
letivos (4 anos), em horário noturno, com 38 disciplinas obrigatórias (134 créditos, 2010h), 12 créditos (180h) em disciplinas optativas de escolha condicionadas, 12 créditos (180 h) em disciplinas de livre escolha, perfazendo uma carga horária total de disciplinas igual a 2370 horas (158 créditos) e 6 créditos em RCS (Atividades Complementares e a apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC), totalizando 164 créditos (2610 horas).



20 comentários:

  1. olá!eu sou rebeka fiz a inscrição para a ufrj para a area e defesa e gestão e estrategia internacional..mas realmente eu não sei o que faz o profissional dessa area.se puder postar algo em relação a isso para mim eu agradeço..bjs..meu email é bekand15@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu sou Yndiara,me inscrevi nesse curso também e gostaria de saber referente a estágio e emprego nessa area quais as oportunidades e que possição dentro de uma empresa podem ocupar??? Meu e-mail yndipikena@hotmail.com.br


    Grataaa

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu me inscrevi no curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional. Porém, tenho duvidas de onde eu poderia conseguir um emprego ou que áreas eu iria atuar caso eu vá fazer o curso.
    Será que alguém poderia me tirar essa dúvida ?
    Desde já, obrigada.

    Meu e-mail:
    isapatyrj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. eu também queria saber a area de atuação e a grade curricular do curso.Se alguem puder me ajudar..

    lele_tish@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Grade Curricular é só tu pesquisar grade curricular UFRJ no google, aparece uma lista com todos os cursos .. clica em qual deseja e pronto :)

      Excluir
  5. Boa noite,
    Eu sou Leonardo, fiz a inscrição para oc usro mais não sei o que o proficional formado nessa área faz. Meu e-mail: leonardo.martins.reis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Vocês se inscrevem num curso antes de pesquisar sobre ele ?!

    ResponderExcluir
  7. por favor, poderia me dizer a grade curricular e o mercado de trabalho?
    meu email: domi_nickcat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Tambem gostaria de saber a respeito do mercado de trabalho e das areas de atuacao.
    laylok@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. ola, gostaria de saber o que faz o profissional dessa area quais as oportunidades e que possição dentro de uma empresa podem ocupar?
    jules_k9@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. ola, meu nome é Larissa e passei para o segundo semestre desse curso e queria saber mais sobre a grade
    larissacbp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Li e me interessei bastante pelo curso, queria me informar mais sobre as oportunidades e areas q esse profissional pode atuar.
    email: pedro.oliveira9@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde.
    Estava pensando em fazer o curso de Relãções Internacionais, mas vi que ano passado a UFRJ abriu este novo curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional.
    Mas gostaria de saber mais detalhadamente o que se estuda no curso, se são negócios, economia, meio ambioente, política...
    andre_vocurca@hotmail.com

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  13. Boa noite
    Gostaria de ter mais informações sobre esse curso, fiquei interessada mas não acho quase nada. Quero saber como posso trabalhar, posição na empresa, do que eu preciso... Enfim, carolbraganca@live.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde,
    Pretende me inscrever no curso de Defesa e Gestão estratégica Internacional, mas gostaria de mais informações, tais como: áreas de atuação, mercado de trabalho, pois por ser um curso nova não se acha quase nada na internet!
    a.carvalho1992@yahoo.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    também pretendo me inscrever no curso de Defesa e Gestão estratégica Internacional, mas não consigo achar quase nada na internet a respeito do mercado de trabalho, área de atuação, grade curricular e o objetivo do curso. Pelo que eu vi é parecido com Relações internacionais, mas não é igual, e nem tem o mesmo objtivo quanto à formação de profissionais que RI. Gostaria de mais informações, se possível!
    obrigada!
    juh_bittencourt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Caros, essas e outras questões pertinentes estão sendo discutidas no seguinte grupo aberto a todos: https://www.facebook.com/groups/109190622451466/

    ResponderExcluir
  17. Por favor, alguem poderia me dizer as diferenças entre o curso de DGEI e RI?? Obg.
    carol.leela@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. sou policial militar, agente de inteligencia do SIPMERJ, gostaria de saber os pré-requisitos para me inscrever no curso em epigrafe !

    noc.pm2@bol.com.br

    grato

    ResponderExcluir
  19. Bem, creio que basta inscrever-se no vestibular...RI é mais voltado às relações internacionais propriamente ditas; exemplo: quem deseja tentar o Itamaraty, óbvio que o ideal é cursar Relações Internacionais, pois a grade é voltada a esse tipo de atividade; percebo que muitos optam por DGEI com intenção de prestar concurso ao IRB, mas não terá embasamento teórico realmente voltado a esta atividade como no caso de RI. É uma opinião, claro que muitos podem discordar. Apenas percebi as diferenças das grades curriculares, só. Ao P2, um comentário: fui PC e atuei na área de Inteligência (ainda participo de alguns comitês de inteligência) e não vejo conexão entre tal atividade e o bacharelado em DGEI. Pessoal, deem uma olhada na grade, ANTES de pensarem que a nomenclatura do curso, defina sua atividade, pois não define! Abraços.

    ResponderExcluir