quinta-feira, 17 de junho de 2010

Defesa realiza último seminário sobre Segurança Internacional e prepara livro para consolidar os debates



Brasília, 16/06/2010 – O Ministério da Defesa realizou nesta quarta-feira (16/06), no Clube Naval de Brasília, o último dos cinco eventos do Ciclo de Seminários “Segurança Internacional: Perspectivas Brasileiras”, realizados no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, sob a coordenação do Assessor Militar do Ministro da Defesa, General-de-Divisão Sérgio Etchegoyen. O próximo evento, em 1 de setembro, será a Conferência de apresentação dos resultados dos debates.

O Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, anfitrião do evento desta quarta-feira, considerou a inserção do tópico defesa no rol dos assuntos relevantes para a sociedade brasileira um dos principais objetivos dos seminários.

O evento desta quarta teve por tema “Realidades Regionais de Segurança”.
Segundo o Almirante Moura Neto, a questão da segurança envolve não só a segurança, mas também dos interesses e da autonomia do Brasil. “Estamos tratando assuntos que interessam a cada um de nós, as potencialidades do país, dos vizinhos e da nossa defesa”, disse o Comandante da Marinha.

Uma das palestras mais debatida foi do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, que alertou para a previsão de acirramento da tensão internacional em torno da energia no futuro. Quando se discutiu a segurança das instalações da empresa, o Comandante Moura Neto informou que a Marinha pretende manter um navio patrulha em cada grande campo de produção petrolífera. Para isso, planeja a construção de 27 embarcações.

Todas as pessoas que não puderam comparecer ao seminário poderão acessar as palestras por meio de link localizado em http://www.segurancainternacional.com.br.

As palestras do tema “Realidades Regionais de Segurança” foram divididas de acordo com a localização do tópico no Mapa-Múndi. Assim, os tópicos relacionados com a América Central e do Norte foram os seguintes: “A recriação da Quarta Esquadra e seu significado”, com palestra do Almirante José Alberto Accioly Fragelli e “O Narcotráfico e a Segurança Nacional mexicana”, com palestra de Alberto Pfeifer, Diretor Executivo do Conselho Empresarial da América Latina (CEAL) no Brasil e Coordenador Executivo do CEAL Internacional (18 países).

Já com relação à África, dois temas foram abordados: “A penetração chinesa no continente e suas implicações estratégicas”, a cargo de Williams Gonçalves, comentarista de política internacional de diversas emissoras de rádio e TV, e Atlântico Sul e Costa ocidental da África: “Os interesses estratégicos brasileiros e a questão energética”, apresentação do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli.

Sobre a Europa, os temas foram “O Futuro da OTAN”, com Darc Costa, professor convidado do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, e “França e sua inserção na Segurança Européia”, com Antonio Carlos Lessa, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores).

E, por último, os temas do Oriente Médio e da Ásia-Pacífico: “Perspectivas de resolução do conflito árabe-israelense”, com Reginaldo Nasser, professor do Departamento de Política da PUC(SP) desde 1989; “A questão nuclear no Oriente Médio”, com Márcio Scalércio, Professor-Titular da Universidade Candido Mendes e Professor do Instituto de Relações Internacionais – PUC-RJ; “A China como potência militar global: se, quando e como?”, com Severino Cabral, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Estudos de China e Asia-Pacifico-IBECAP; e “As opções estratégicas do Japão”, com Carlos Lessa, ex-presidente do Banco Central.

O Ciclos de Palestras “Segurança Internacional – Perpsectivas Brasileiras” teve início em 25 de março, na Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. O tema de abertura foi “O Cenário Global”.

Em 14 de abril houve, na FAAP, em São Paulo, outro Seminário, cujo tema foi “Os Desafios Contemporâneos”. Em 5 de maio, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), debateu-se “A Circunstância Regional”.
E, em 2 de junho, no Quartel General do Exército, em Brasília, abordaram-se as “Perspectivas Brasileiras”.

O Ciclo de Palestras fará, em 1º. de setembro próximo, o lançamento de um livro contendo todo o conteúdo debatido ao longo dos seminários.

Texto: José Ramos
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070

Nenhum comentário:

Postar um comentário