RJ
O Mestrado Acadêmico destina-se a capacitar profissionais, das mais variadas procedências disciplinares, para a formulação, seleção e acompanhamento de políticas e projetos de desenvolvimento - em síntese, atores com capacidade de intervenção social. O profissional a ser formado pelo mestrado terá o título de Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento.
Link - http://www.producao.ufrj.br/
O Mestrado em Administração do COPPEAD é estruturado a partir de uma visão generalista, em consonância com os modelos de full-time MBA adotados pelas mais renomadas escolas de negócios norte-americanas e europeias.
O Programa é voltado para a formação de profissionais capazes de atuar eficazmente na área de Administração, que estejam motivados a trabalhar em equipe e que possam tomar decisões amparadas pelos mais modernos conceitos e técnicas de gestão de negócios. Para atender à necessidade de unir prática empresarial a conhecimentos acadêmicos, o Programa oferece uma diversificada metodologia de ensino, que conta com estudos de casos, simulações computadorizadas, jogos de empresas e participação em projetos de consultoria. Dessa forma, objetiva proporcionar aos alunos uma sólida visão empresarial que integre as diversas áreas funcionais da empresa.
O Mestrado tem duração de 18 meses em tempo integral. É um programa gratuito, cabendo ao aluno cobrir as despesas com material didático. Dependendo da disponibilidade de recursos de órgãos oficiais como a Capes, CNPq e Faperj, assim como de empresas, são oferecidas bolsas de estudos durante o Programa. No entanto, o número de bolsas oferecidas é normalmente inferior à demanda.
O objetivo do Mestrado Acadêmico em Administração é fornecer aos alunos uma sólida base conceitual e metodológica em administração, preparando-os para ingressar no Doutorado (na EBAPE ou em outra instituição de prestigio nacional ou internacional) ou no mercado de trabalho.
O PPGEST resulta do Programa Pró-Defesa lançado pela CAPES em 2005. A UFF concorreu à chamada do referido Edital e obteve deferimento para o Projeto Rede Brasil de Defesa. Tal Projeto associou a UFF às instituições de altos estudos militares das três forças armadas. Como instituição líder nos termos do Edital, a universidade fez-se representar pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e pelo Núcleo de Estudos Estratégicos (NEST). Como instituições associadas, os militares fizeram-se representar pela Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) e Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica da Universidade da Força Aérea (ECEMAR /UNIFA). O Projeto Rede Brasil de Defesa visava, primeiro, o fortalecimento e a ampliação da área de estudos estratégicos dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e, em seguida, a criação do Programa de PósGraduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST). A entrada em funcionamento do Curso de Mestrado do PPGEST demonstra que a CAPES reconheceu o êxito do Programa na Universidade Federal Fluminense.
O Mestrado Acadêmico em Ciências Militares tem em sua proposta o seguinte objetivo geral: formar quadros, tanto civis quanto militares, aptos a cooperarem na formulação das políticas de Estado nos diversos aspectos que envolvem as questões de defesa nacional, desenvolvendo as competências e habilidades imprescindíveis para a tomada de decisão no âmbito da estratégia e da segurança.
O mestrado tem como objetivos capacitar profissionais em áreas de interesse do poder aeroespacial, fomentar o desenvolvimento de pesquisas que contribuam para a ampliação do conhecimento científico e contribuir com a difusão dos assuntos de interesse da Defesa Nacional relacionados com o poder aeroespacial.
O PGED visa atender a demanda nacional por pessoal altamente qualificado e especializado, investindo numa formação assentada em pesquisa básica de qualidade e com inserção internacional. Os cursos do PGED têm por principal finalidade a habilitação de profissionais com nível superior ao desempenho de atividades de pesquisa e docência, capacitando alunos militares e civis a ampliar e aprofundar seus conhecimentos nas diversas áreas da engenharia e das ciências voltadas para problemas científico-tecnológicos de interesse da Defesa Nacional. O Programa busca formar seus alunos por meio de estímulos aos atributos de criatividade, competência técnica e de liderança intelectual. Ressalte-se que uma sólida formação em pesquisa básica, gerando conhecimentos e divulgação nos principais congressos e revistas científicas internacionais, permitirá também que o egresso trabalhe com pesquisas aplicadas em centros de pesquisa e nas indústrias e ainda possa fazer parte dos quadros de pessoal dos vários órgãos do Ministério da Defesa.
O programa tem um caráter multidisciplinar e interdisciplinar, sendo os cursos oferecidos em nível de mestrado acadêmico e de doutorado. Os alunos são direcionados para realizar teses e dissertações multi e interdisciplinares, e as disciplinas a serem cursadas refletem esta necessidade de ampla formação. As atividades docentes são estruturadas em regime quadrimestral com três períodos letivos durante o ano. O ingresso de alunos poderá ocorrer em qualquer um dos períodos letivos, embora exista a necessidade de consulta prévia à coordenação do curso para saber da abertura ou não de processo seletivo. O PGED foi reconhecido com conceito 4 em nível de Mestrado e de Doutorado pela CAPES em dezembro/2008 e consiste de uma área de concentração- Engenharia de Defesa - e três linhas de pesquisa, descritas em detalhes mais adiante.
O Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desenvolve pesquisas de alto nível nas diversas áreas da sociologia e da ciência política. Seus núcleos de pesquisa vinculam estudantes de mestrado e doutorado em mais de 30 projetos de investigação, distribuídos por diversas linhas de pesquisa. Os professores do IESP compõem o corpo docente dos programas de Mestrado e Doutorado em Sociologia e Ciência Política da UERJ, aprovados pela CAPES em 2010.
Link- http://www.iesp.uerj.br/
O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais constitui a fusão de uma iniciativa bem sucedida no campo da pós-graduação em Relações Internacionais: a Linha de Pesquisa Relações Internacionais, do Programa de Pós-Graduação em História, com professores-pesquisadores de Relações Internacionais de outras Unidades e Departamentos da UERJ. Sua área de concentração é Política Internacional, composta por três linhas de pesquisa: Política, Cultura e Instituições; Estudos de Política Externa; e, Economia Política Internacional e Integração Regional.
Link - http://www.ppgri.uerj.br/
O Mestrado em Relações Internacionais objetiva formar profissionais especializados em Política Internacional capazes de produzir e multiplicar conhecimentos nesta área.
San Tiago Dantas
Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais
Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PUC MINAS)
Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais – (UNB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário