Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 12, requerimento do seu presidente Eduardo Barbosa (PSDB-MG), para a realização do Seminário "O Brasil no Mundo: deveres e responsabilidades", em 2 de dezembro. O evento irá debater os desafios e o futuro das políticas Externa, de Defesa e Inteligência.
Sem ônus para a Câmara dos Deputados, o Seminário será realizado em parceria com o Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa que em 15 de novembro celebra 10 anos de criação e tem o apoio da Fundação Konrad Adenauer, da Alemanha, da União Europeia e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).
Foto: Luis Macedo (CD)
Eduardo Barbosa defende realização de debates acerca dos temas de mérito da CREDN
|
De acordo com Barbosa, "o Brasil ocupa hoje posição de destaque no concerto das Nações, alcançado após décadas de intensas ações no campo da diplomacia, com a adoção de uma Política Externa ousada, bem como uma Política de Defesa clara e objetiva, em que o soft power brasileiro se consolidou como pilar essencial para a projeção de poder do país, e uma Inteligência cada vez mais presente e balizadora da tomada de importantes decisões".
O Seminário será aberto pelo principal investigador de Terrorismo Internacional do Real Instituto Elcano, de Madri, professor Fernando Reinares que foi assessor de antiterrorismo da Espanha por muitos anos e é uma das principais autoridades mundiais no assunto.
Após a aula magna, serão realizadas três mesas temáticas: Política Externa: da emergência ao protagonismo – uma agenda para as Relações Internacionais do Brasil; Inteligência: política de Estado, assuntos estratégicos; e Defesa: dissuasão, indústria, desenvolvimento e projeção de poder.
Assessoria de Comunicação
Jornalista Responsável: Marcelo Rech
Telefones: 55 61 3216 6737
55 61 8153 2514
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Fonte: Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário